quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Edson Arruda, 46 anos, pedagogo e educador sócio-ambiental

Os principais problemas são vários, mas posso citar apenas três que, em certa medida, englobam todos os outros. São eles:
1. na escola de educação infantil, porta de entrada do cidadão ao estudo, a produção e a reprodução – sem falar da manutenção - de situações raciais são gritantes. Os professores não enfrentam, às vezes, por ignorância e, noutras vezes, por não achar interessante.
2. A falta de discussões sobre ações afirmativas em todos os meios.
3. A problemática fundamental do racismo brasileiro tem como sua principal característica a negação de sua existência, porém, com o advento das cotas para negros nas universidades, fica explícito que quem é contrário às cotas, dentre os quais, muitos estudantes negros, o faz por ignorância, ou se é contrário conscientemente porque não admite a presença negra na universidade, que traria mudanças qualitativas tais que colocariam em xeque o domínio eurocentrista.

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